//Declaração de Variáveis int lados = 5; float raio = 100; float angulo = 45; float x[] = new float[lados+1]; float y[] = new float[lados+1]; void setup(){ size(400,400); background(255); strokeWeight(1); } void draw(){ background(255); //desenhar Grade line(0,height/2,width,height/2); line(width/2, 0 , width/2, height); //loop responsável por preencher os vetores //que armazenam os pontos X e Y que formaram o polígono for(int circunf = 0;circunf < lados; circunf +=1){ //cálculo do ponto X com o uso de coordenadas polares //posição x = raio * cos(angulo) x[circunf] = 200 + cos(radians(angulo))*raio; //cálculo do ponto Y com o uso de coordenadas polares //posição Y = raio * sen(angulo) y[circunf] = 200 - sin(radians(angulo))*raio; // o valor do ângulo é calculado em função //do número de lados angulo += 360/lados; } //a última posição do vetor, recebe o primeiro //valor novamente, já que esse valor se repete //na formação da última linha x[lados]=x[0]; y[lados]=y[0]; //loop que monta o polígono utilizando os valores //armazenados anteriormente for(int i = 0; i<lados; i+=1){ line(x[i],y[i] , x[i+1], y[i+1]); } }
Blog criado para o acompanhamento das tarefas da disciplina Matemática Aplicada à Multimídia
terça-feira, 8 de abril de 2014
Polígono regulares com Coordenadas Polares
Nesta aula a atividade foi proposta foi fazer um algoritmo para desenhar um polígono regular centralizado na tela com quantidade de lados informada no próprio código.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário