Tabuleiro de Xadrez
Usando laços de repetição, a tarefa era criar um tabuleiro de xadrez. Eis o código comentado
void setup(){ size(400,400); background(255); } boolean preencherPrimeira = false; void draw(){ for(int vertical=0;vertical<8;vertical++){ for(int horizontal=0;horizontal<8;horizontal++){ //testar se a primeira linha deve ser preenchida if(preencherPrimeira==true){ if(horizontal%2==0){//preenche casas pares fill(0); }else{ noFill(); } }else if (preencherPrimeira==false){ if(horizontal%2==1){//preenche casas impares fill(0); }else{ noFill(); } } //o centro dos retângulos ´é desenhado em função //das variaveis horizontal e vertical usadas nos laços rect(horizontal*50, vertical*50, 50, 50); }//fimFor//sempre que uma linha horizontal é completa //o valor é invertido preencherPrimeira =! preencherPrimeira; }//fimFor }//fimDraw
Efeito Halftone
A segunda tarefa segue o mesmo princípio, a diferença é que nesse caso seriam usados círculos e o diametro das elipses seria calculado em função da distância do centro do círculo ao centro da tela.
void setup(){ size(400,400); background(0); fill(255); noStroke(); } void draw(){ background(0); for (int j=0; j<=400; j+=20){ for (int i = 0; i <= 400 ; i+=20){
//a função dist() calcula a distancia entre //o centro do circulo e centro da tela float d = dist(i, j, 200,200);
//a posição X e Y do circulo varia em //função das variveis usadas nos laços ellipse(i, j, d/6 , d/6); //o valor 6 usado para calcular o diametro //foi encontrado através de testes. } } }
Nenhum comentário:
Postar um comentário