sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Print e Debug

Uma das principais deficiências da linguagem Processing é falta de uma ferramenta de debugging, que acaba dificultando o tratamento de erros em uma aplicação. Entretanto existem algumas  formas de suprir essa carência, uma delas é o uso da função print() ou println().

Ambas possuem o mesmo objetivo, escrever no console do PDE os dados passados pela função como no exemplo abaixo, sendo que println() criará uma nova linha sempre que a função é chamada:


String s = "The size is ";
int w = 1920;
int h = 1080;
print(s);
print(w, "x", h);
Este código mostrará no console "The size is 1920x1080".
Com o uso do print() é possível por exemplo rastrear o valor de uma variável durante a execução de uma programa, dessa forma é possível encontrar eventuais erro de execução ou compilação que afetem o resultado desejado pelo programadador. Embora existam erros que não podem ser revelados apenas com o print() e dependem da atenção (ou sorte) para serem encontrados.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Matemática e Arte

Vagando pelo youtube, achei esta palestra do físico Robert Lang em um TED. Nela ele demonstra a relação que existe entre a matemática, computação e Origamis. 



É surpreendente como príncipios matemáticos e computação ajudam a arte das dobraduras a alcançar novos níveis de complexidade, beleza e alguns casos até utilidade para áreas como Astronomia e Medicina. 
Em alguns momentos chega a ser inacreditável a combinação que matemática, papel  e centenas de dobraduras pode gerar.